Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Escolhas e carreira profissional

por (*) Thaís Cardoso Nora

As escolhas fazem parte das nossas vidas, em diferentes momentos nos desafiamos diante das mais diversas situações. A escolha profissional mobiliza de forma significativa muitos de nós, já que geralmente é exigida diante de um universo por vezes desconhecido. Como escolher? O que escolher? Para que escolher? A escolha profissional envolve muitos fatores sejam eles pessoais, familiares, socioculturais e econômicos. E geralmente inicia no período da adolescência, fase de transição com momentos de muitas (re) construções e inúmeros questionamentos.

 

No momento da vida adulta essa opção também se apresenta como realidade. Apesar desta fase apresentar outros desafios diante da necessidade de mais autonomia e realização de projetos diversos de vida, a profissão é evidenciada como alvo muito relevante na vida das pessoas. É através do trabalho que o homem realiza seu projeto social e atua na sociedade, construindo história e desenvolvendo cultura. Perceber o trabalho para além da renda (importantíssima para a sobrevivência), como oportunidade de autoconhecimento, crescimento/desenvolvimento, interação, realização de um legado em um contexto maior, entre outros aspectos, mostra a profissão como parte integrante da vida.

 

A escolha, neste sentido, traz a responsabilidade de cada um, junto de um impacto social, evidenciando todo o contexto social, político e histórico do momento. A carreira profissional pode ser entendida enquanto caminho construído através das experiências da vida profissional e desenvolvimento evidenciado por este contexto. Leva em consideração o mundo do trabalho e as peculiaridades da história de cada sujeito, sua experiência de vida, vivências escolares, acadêmicas, entre outros aspectos significativos.

 

Portanto, organizar e planejar a carreira envolve mediar estes cenários internos e externos e criar estratégias para viabilizar oportunidades diante de possibilidades reais de atuação profissional. Reinventar possibilidades e adaptar-se diante das constantes mudanças é inevitável no universo das carreiras profissionais, no entanto, tarefa complexa e desafiadora!

 

(*) Psicopedagoga da Faculdade Senac de Pelotas, psicóloga, formada pela Universidade Luterana do Brasil – Campus Torres/RS, especialista em Gestão Integrada do Capital Intelectual, pela Faculdade de Tecnologia Senac de Pelotas/RS. Psicopedagoga. Formação em Orientação Profissional e Carreira pelo Instituto do Ser – Florianópolis/SC.

Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018