Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Como Construir uma marca pessoal de sucesso

por Letícia Godinho Aires - Docente do Senac Santana do Livramento

Já ouvimos falar inúmeras vezes que a primeira impressão é a que fica, mas eu gostaria de acrescentar que além desta primeira impressão também devemos trabalhar com empenho todos os dias para criar uma marca pessoal sólida, algo que nos diferencie dos demais e que crie um diferencial competitivo que desperte memorias únicas a seu respeito na mente das pessoas.

A partir de agora veremos estratégias para desenvolver o seu marketing pessoal com sucesso. A primeira dica é imagine que você é um produto e como tal deve desenvolver um método para divulgar a sua própria imagem, e para isto sua aparência deve ter toda atenção. Lembre-se que isso não tem nada a ver com beleza, mas com coerência e cuidado. O modo como você se veste influencia muito na imagem que você passa para os outros, então tome cuidados com seu jeito de vestir, use roupas adequadas com seu ambiente profissional, evite perfumes em excesso, maquiagem pesada ou em excesso, acessório em demasia e coisas do tipo. O bom senso sempre deverá ser seu fiel conselheiro.

A segunda dica é cuidado com o seu comportamento. As palavras chaves aqui são empatia e ética, pois a todo o momento estamos sendo observados seja na rua por onde caminhamos, no trabalho, no comércio quando fazemos compras e, claro, nas redes sociais. Por isso ter atenção aos pequenos detalhes fará toda diferença. Seja sempre gentil, agradável, empático e ético em todos os momentos. Trate a todos como você gostaria de ser tratado, pratique boas ações mesmo que simples. Nas redes sociais evite assuntos polêmicos e nunca publique nada que você não teria coragem de expor em um painel gigante no centro de sua cidade. Lembre-se que nossa marca pessoal é construída durante longos anos de nossas vidas.

A terceira dica é faça uma reflexão sobre você. Realize uma auto avaliação, pergunte-se: quais as são minhas habilidades? Meus pontos fortes? Meus pontos fracos? Meus talentos? A partir desses resultados, você poderá focar seus esforços em um objetivo, seja ele para sua vida profissional ou pessoal. Dessa maneira será mais fácil criar uma melhor versão de si mesmo, o seu diferencial competitivo.

E, claro, como o melhor sempre fica para o final, a nossa última e valiosa dica não só para o marketing pessoal, mas para a vida. Qualifique-se, desenvolva e aprimore seus talentos e conhecimentos. Faça cursos, participe de palestras, workshops e aprenda novos idiomas. O importante é investir em capacitações.

Tendo em vista todas as estratégias apresentadas para construir uma marca pessoal sólida e de sucesso cabe a todos nós sairmos do papel e irmos para a prática, utilizando sempre o bom senso e a ética. Investir no marketing pessoal vai além de criar uma boa reputação, é uma oportunidade de evoluir e destacar-se em um mundo profissional tão voraz e competitivo.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018