Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Habilidades de um Profissional Destaque

por Raquel Boff Menegazzi - Docente do Curso Técnico em Administração

Que o mundo do trabalho está em constante transformação não é novidade. Mas você sabia que 35% das habilidades profissionais requeridas pelas empresas sofrerão alterações até 2020? Essa informação, discutida no Fórum Econômico Mundial no início deste ano (um evento que reúne as principais lideranças dos países de grande influência mundial, inclusive o Brasil), além de despertar a preocupação dos profissionais, deve motivar a ação em busca da atualização profissional. 

Habilidade tem a ver com aptidão, ou seja, com saber fazer algo. Então, quanto maior for a facilidade que você tem para realizar uma tarefa, maior é sua habilidade naquilo. Competência se relaciona com suficiência, com a capacidade de identificar e resolver um problema mobilizando conhecimentos. As competências são compostas por habilidades, portanto, desenvolvendo a primeira, a segunda também é desenvolvida. 

 

Neste sentido, um profissional de destaque é aquele que, desde a seleção do currículo até a realização da entrevista e seu desempenho na empresa, mostra-se diferente dos demais. Também conhecido como profissional 4.0, mostra-se um "resolvedor". Ou seja, usa da criatividade e da inovação para propor soluções eficazes aos problemas, tendo alta flexibilidade cognitiva. Além disso, busca discernir, diante da tomada de decisão, exercitando seu pensamento crítico e sua capacidade de julgamento. 

Outras habilidades que tornam esse profissional um destaque estão relacionadas com o fator humano e os relacionamentos interpessoais, cada vez mais imprescindíveis nas organizações. Possuem orientação para servir, auxiliam os demais colegas e cooperam com a equipe e a liderança no alcance dos resultados globais. Por meio do uso de sua inteligência emocional, se comunicam com clareza e realizam negociações importantes para o negócio. 

Por isso, é tão importante estar atento às transformações que ocorrem no mundo do trabalho, vislumbrando-as como oportunidades a serem alcançadas por meio da formação profissional, do aperfeiçoamento contínuo e do autoconhecimento. Compreendendo a demanda existente no mercado é possível desenvolver as habilidades necessárias para manter-se no emprego, alcançar uma promoção ou, até mesmo, conquista a vaga de emprego desejada. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018