Como tomar decisões?
por Paulo Eduardo Rosselli
Estamos passando por um momento político e econômico extremamente difícil, seja em termos de responsabilidade com a causa pública e social, como de credibilidade, espantando investimentos que poderiam gerar empregos e desenvolvimento para nosso País.
O mar de fraudes, corrupção e desrespeito ao cidadão brasileiro, ocasionados por operações ilegais e de forma sistêmica, fazem com que, cada vez mais, nos afastamos de um País desenvolvido.
Isso gera alguns questionamentos: Cadê a gestão? O controle? Como racionalizar os processos? Como fazer para melhorar o País?
Culpar os políticos ou nossos antepassados – fomos colonizados por bandidos – é muito simplista, e, mais uma vez, estamos passando a responsabilidade para outros, esquecemos que os fatos são recentes e envolvem vários tipos de profissionais públicos e privados, ou seja, cidadãos como nós, e o que é pior, alguns próximos a nós. A competência, a capacidade técnica ou a experiência é deixada de lado.
A gestão compromissada com a qualidade e o controle dos processos são essenciais no sucesso das organizações, inclusive as públicas. Nunca soube, por mais péssimas que são suas gestões, de que o administrador tenha assumido a responsabilidade pelo insucesso, usualmente é o contrário, afirmam que nunca foi tão espetacular – costumam dourar a pílula.
Afirmo, sem medo de errar: administrar não é difícil, a grande dificuldade está na tomada de decisões corretas. É preciso mudar a chave, alterar a voltagem, enxergar além de nossos limites, buscar a excelência na gestão das entidades, inclusive as públicas, abrangendo os aspectos operacionais, financeiros ou nos controles contábeis. Esse é o caminho.
Lembrem-se: não há empresas que não possam ser melhoradas, ampliadas ou desenvolvidas, exceto quando não existir mais mercado para seus produtos ou serviços. Isso é essencial e por isso devemos dar continuidade na educação para melhorar o conhecimento. Mas a ética tem que prevalecer, bem como nosso juramento profissional.
Precisamos estar preparados para planejar o futuro, capacitar pessoas, renovar e melhorar processos, evitar o retrabalho ou eliminar aqueles que não produzem mais o efeito necessário ao crescimento e controle das organizações.
Praticar os princípios contábeis as funções da administração são essenciais para nosso sucesso profissional - façam as coisas certas e não certas coisas - princípio da eficiência e da eficácia.
Afirmo, sem medo de errar, QUEM BUSCAR O CONHECIMENTO terá uma oportunidade, talvez mais, dependerá do nível de conhecimento ou, um fator muito importante, sorte. Esteja preparado para esta oportunidade, não podemos prever a hora e o momento em que ocorrerá, sabemos que ocorrerá.
Demonstre conhecimento sobre os temas correlacionados a Contabilidade, à Gestão Financeira e a Administração, pois quem estiver nos contratando acredita que sim.
Para finalizar, NUNCA se arrependa do que fez, mas sim do que AINDA NÃO fiz, certamente agregará valor em algum momento .